quarta-feira, 4 de setembro de 2013

A Educação Ambiental nas Séries Iniciais



Nas quatro primeiras séries trabalhamos, normalmente com alunos da faixa etária de 7 a 10 anos. Trata-se de um momento em que as crianças estão em fase de descoberta do mundo e, evidentemente, não podemos exigir que se ocupem de conceitos teóricos. Acreditamos que as atividades de Educação ambiental devem ser, nessa séries, essencialmente práticas, de reconhecimento do meio ambiente. É muito comum encontramos professores que trabalham nas séries iniciais associar os temas ambientais com a disciplina de ciências. Devemos antes de mais nada, partir da constatação de que estamos tratando do homem relacionando ao meio ambiente, ou seja não é possível isolar o fato científico do social. Portanto precisamos enfatizar a visão multi e interdisciplinar como o caminho metodológico necessário para se conseguir eficácia no ensino/aprendizagem. Portanto, sugerimos aos colegas trabalhar os sentidos dos alunos: visão, olfato, audição, tato. Pedir que descrevam o meio ambiente da sala de aula, da escola, da casa a partir do que vêem, dos sons que ouvem, dos odores agradáveis e desagradáveis que sentem. A partir dos depoimentos, analisar com os alunos o que cada um pode fazer para melhorar as condições ambientais. Incentivar os alunos a economizar a energia. Explicar-lhes a importância de se economizar energia, uma vez que sua produção está quase sempre ligada de alguma forma de impacto sobre o meio ambiente. Verificar se existe, no município o conselho Municipal do Meio ambiente. Se houver, pedir a presença de um representante na escola, para explicar aos alunos as funções desse órgão. Caso não haja, enviar um abaixo assinado – pedir aos pais para também assinarem – ao Prefeito, solicitando sua criação. Estudar os diversos tipos de poluição: sonora, visual, atmosférica, do solo. Organizar murais com desenhos e recortes de jornais e revistas. Examinar como esses problemas estão presentes no município. Verificar se no município as autoridades e as empresas realmente respeitam as normas exigidas em lei para preservação do meio ambiente. No caso da agricultura, verificar se são observadas as práticas de conservação do solo. Inteirar-se sobre a existência de organizações ambientalistas não governamentais no município. Essas são apenas algumas idéias que poderão nortear o trabalho dos professores. Acreditamos que tais atividades, em conjunto com outras especificas de cada disciplina contribuirão para iniciar o processo de conscientização ecológica dos aluno. 

Um comentário:

Fibramontes disse...

Realmente as direções sugeridas são ótimas, só falta colocar em prática pelos professores, pois acredito que a consciência de sustentabilidade deve ser construida na infância junto com os ensinamentos básicos de higiene.

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