Segundo o
professor Aziz Ab ‘Saber, Educação Ambiental é o conhecimento da estrutura, da
composição e da funcionalidade da natureza, das interferências que o homem
produziu sobre esta estrutura, sobre sua composição e sua funcionalidade.
Trata-se, pois, de uma nova maneira de ver a realidade, mostrando a
inter-relação homem/natureza. O fundamental, portanto, é o trabalho de
conscientização que vise criar atitudes práticas de defesa e proteção do meio
ambiente. A grande dificuldade que os professores têm encontrado para
desenvolver um trabalho é a falta de entrosamento entre a direção, o corpo
docente e a comunidade. Portanto, para iniciar tal trabalho sugerimos os
seguintes passos: 1. Reunião da
equipe pedagógica (diretor, supervisor, professores, representantes das turmas)
para traçar as diretrizes de ação. Sugere-se que seja convidado um
representante de órgãos públicos especializados ou de organizações não
governamentais para auxiliar os professores em seu trabalho. 2. Organização de
um arquivo de endereços e material dos órgãos públicos e organizações não
governamentais da cidade e região. Encarregar os alunos de identificarem, cada
um em seu bairro, os principais problemas ambientais. Esse material deverá
constituir o arquivo básico necessário para o trabalho a ser desenvolvido. 3.
Verificação da situação da própria escola e da possibilidade de se iniciar um
trabalho prático, como a criação de uma horta. 4. Programação de passeios e
visitas a locais que possam contribuir para a informação e conscientização dos
alunos, tais como bosques, nascentes de rios, fábricas, verificando o que tem
sido feito para minimizar os impactos provocados por materiais poluentes. 5.
Programação do calendário escolar de tal maneira que, a par dos conteúdos
diários, haja espaço em cada bimestre para um trabalho coletivo que envolva a
comunidade. 6. Identificação por parte do professor, dos problemas relativos ao
meio ambiente para que ele possa, dentro de sua área de atuação, contribuir
para a conscientização que se pretende. Esses passos
são relativamente simples, mas indispensáveis caso se pretenda realizar um
trabalho sério e comprometido. É a partir da integração escola - meio ambiente
- comunidade que estaremos contribuindo para a criação de uma postura crítica
da relação homem-natureza.
2 comentários:
É muito importante essa interação entre os alunos com o meio ambiente desde o período escolar, pois faz grande diferença com pequenas atitudes
É de fundamental importância para que desde o período escolar os alunos tenham consciência da importância da preservação do meio ambiente.
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