quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Educação Ambiental: O Trabalho Nas Escolas



Segundo o professor Aziz Ab ‘Saber, Educação Ambiental é o conhecimento da estrutura, da composição e da funcionalidade da natureza, das interferências que o homem produziu sobre esta estrutura, sobre sua composição e sua funcionalidade. Trata-se, pois, de uma nova maneira de ver a realidade, mostrando a inter-relação homem/natureza. O fundamental, portanto, é o trabalho de conscientização que vise criar atitudes práticas de defesa e proteção do meio ambiente. A grande dificuldade que os professores têm encontrado para desenvolver um trabalho é a falta de entrosamento entre a direção, o corpo docente e a comunidade. Portanto, para iniciar tal trabalho sugerimos os seguintes passos: 1. Reunião da equipe pedagógica (diretor, supervisor, professores, representantes das turmas) para traçar as diretrizes de ação. Sugere-se que seja convidado um representante de órgãos públicos especializados ou de organizações não governamentais para auxiliar os professores em seu trabalho. 2. Organização de um arquivo de endereços e material dos órgãos públicos e organizações não governamentais da cidade e região. Encarregar os alunos de identificarem, cada um em seu bairro, os principais problemas ambientais. Esse material deverá constituir o arquivo básico necessário para o trabalho a ser desenvolvido. 3. Verificação da situação da própria escola e da possibilidade de se iniciar um trabalho prático, como a criação de uma horta. 4. Programação de passeios e visitas a locais que possam contribuir para a informação e conscientização dos alunos, tais como bosques, nascentes de rios, fábricas, verificando o que tem sido feito para minimizar os impactos provocados por materiais poluentes. 5. Programação do calendário escolar de tal maneira que, a par dos conteúdos diários, haja espaço em cada bimestre para um trabalho coletivo que envolva a comunidade. 6. Identificação por parte do professor, dos problemas relativos ao meio ambiente para que ele possa, dentro de sua área de atuação, contribuir para a conscientização que se pretende. Esses passos são relativamente simples, mas indispensáveis caso se pretenda realizar um trabalho sério e comprometido. É a partir da integração escola - meio ambiente - comunidade que estaremos contribuindo para a criação de uma postura crítica da relação homem-natureza.

2 comentários:

Unknown disse...

É muito importante essa interação entre os alunos com o meio ambiente desde o período escolar, pois faz grande diferença com pequenas atitudes

Unknown disse...

É de fundamental importância para que desde o período escolar os alunos tenham consciência da importância da preservação do meio ambiente.

Pesquise

Google