terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Planejamento e Gerenciamento Ambiental

Atualmente nota-se uma preocupação maior por parte da sociedade humana com os problemas ambientais causados por ela mesma. Essa tendência é evidenciada por uma ocorrência com maior freqüência, de debates e reuniões plurinacionais abordando temas como o aumento populacional, o crescimento desordenado e assimétrico em relação às respectivas rendas per capta por parte das cidades. Igualmente contribui o acentuado nível consumo que acompanha o presente grau de industrialização globalizada, sem a redução correspondente do desperdício. Temas como a diminuição efetiva e imediata do buraco na camada de ozônio, dos níveis de poluentes atmosféricos responsáveis pela intensificação do efeito estufa, do aquecimento global e da acidificação da chuva, estão ganhando presença permanente nas agendas de todos os países. A gestão do meio ambiente é um tópico eminentemente multidisciplinar, onde os profissionais de diversas áreas do conhecimento são envolvidos na elaboração de um planejamento para o gerenciamento ambiental. Num mundo capitalista se não for dado um valor financeiro aos recursos naturais, sua preservação torna-se bastante difícil. A gestão ambiental consiste na administração do uso dos recursos ambientais por meio de ações ou medidas econômicas, investimentos, providências institucionais e jurídicas, com a finalidade de manter ou recuperar a qualidade do meio ambiente, assegurando de modo sustentável o acesso equilibrado aos recursos e ao desenvolvimento social. Algumas ações quando bem direcionadas – sejam de natureza corretiva, preventiva, ou destinadas a aperfeiçoar as formas de utilização dos recursos ambientais – podem contribuir para a gestão correta e o planejamento ambiental eficiente. Dentre algumas destacamos os incentivos econômicos para a aquisição de equipamentos, investimentos em pesquisa; licenciamento e controle ambiental por parte do governo, criação de unidades de conservação; racionalização do uso da energia; incentivo ao aproveitamento de fontes alternativas de energia. A partir do reconhecimento de uma situação problemática, da análise e diagnóstico ambiental dessa situação, e da subseqüente identificação das ações necessárias, é possível a fixação de metas a serem perseguidas. Basicamente estas etapas pressupõem planejamento ambiental eficaz.

11 comentários:

Unknown disse...

O texto está bem incisivo quanto a realidade do nosso planeta.E quanto antes tomarmos providência a respeito disso,melhor será para nós.É conhecendo o problema que encontraremos a solução e supostamente viemos adquirir uma postura mais correta perante a utilização dos recursos naturais.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Olá Fabio, na verdade tenho uma dúvida, você poderia falar mais sobre acidificação da chuva? O que causa essa acidez? E de que forma isso afeta a nós e ao meio ambiente?

Obrigada.
Luciana Muniz

Unknown disse...

O texto está mostrando a realidade dos fatos, e que quanto antes teremos que tomar providências urgentes para que não tenhamos mais problemas futuros.

04 de março de 2011
Jorge Ferreira

Unknown disse...

O texto esta nos mostranto, a realidade desastrosa do nosso planeta. E nos covidando a conhecer o problema e tomar providencias para garantirmos o futuro das futuras gerações. obrigada! Roseli de oliveira vitoria .

Anônimo disse...

É uma pena que com tanta tecnologia as pessoas ainda não tenham chegado a uma solução; O consumo exagerado só contribui para o aumento da destruição do meio em que vivemos; Meio esse indispensável para a sobrevivência das futuras gerações.Francieli,07/03/2011

Unknown disse...

pelo modo de ver dos agricultores, estamos sendo fiscalizados dentro da propriedade, parecendo assim que o produtor nao é mais dono do que é seu. Por outro lado, muitos abusam da natureza e por isso se faz necesario tomar medidas hoje para proteger o lugar onde viveremos por muito tempo, e nada melhor do que um bom planejamento para que nao se prejudique nem o produtor e muito menos a natureza

Unknown disse...

gostei muito do texto,pois ele nos faz ter mais cuidado com nosso planeta,nao disperdiçar tantas coisas bonitas que tem ao nosso redor.Antonia R.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

OLÁ PROFESSOR, SOU VALDENÍCIO. COM CERTEZA SE FAZ NECESSÁRIO O ESTUDO PROFUNDO DE TODA E QUALQUER ATIVIDADE LIGADA AO MEIO AMBIENTE PARA NÃO AGREDÍ-LO. E DE SUMA IMPORTÂNCIA É A LICENÇA PARA FUNCIONAMENTO DE QUALQUER ATIVIDADE QUE PONHA RISCO À NATUREZA.

Unknown disse...

Olá Fabio,gostei muito dos textos pois eles falam muito da realidade de nosso planeta, se cada um nós contribui com o nosso Meio Ambiente não haveria tanta poluição. Otimo texto para refletir,
desde de ja muito obrigada
att: Rosilene Lopes

Pesquise

Google