terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Resíduos Industriais e Controle Ambiental

Impacto Ambiental, de acordo com a Resolução 001/1986 do Conselho Nacional de Meio Ambiente – CONAMA, é qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por alguma forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam a saúde, a segurança e o bem-estar da população, as atividades sociais e econômicas, a biota, as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente e a qualidade dos recursos ambientais. Sendo assim, o lançamento indevido de resíduos sólidos, líquidos e gasosos de diferentes fontes ocasiona modificações nas características do solo, da água e do ar, podendo poluir ou contaminar o meio ambiente. A poluição ocorre quando esses resíduos modificam o aspecto estético, a composição ou a forma do meio físico, enquanto o meio é considerado contaminado quando existir a mínima ameaça à saúde de homens, plantas e animais. A grande diversidade das atividades industriais ocasiona, durante o processo produtivo, a geração de resíduos sólidos, líquidos e gasosos, os quais podem poluir, contaminar o solo, a água e o ar, sendo preciso observar que nem todas as indústrias geram resíduos com poder impactante nesses três ambientes. Em um primeiro momento, é possível imaginar serem simples os procedimentos e as atividades de controle de cada tipo de resíduo na indústria. Todavia, as diferentes composições físicas, químicas e biológicas, as variações de volumes gerados em relação ao tempo de duração do processo produtivo, a potencialidade de toxicidade e os diversos pontos de geração na mesma unidade de processamento recomendam que os resíduos sejam caracterizados, quantificados e tratados e/ou acondicionados, adequadamente, antes da disposição final no meio ambiente. Entre as diversas atividades para a estruturação e implementação de sistemas de controle de resíduos, estão o treinamento de funcionários, a realização de auditorias ambientais e a implantação de programas e procedimentos para obtenção dos certificados ISO 9.000 e ISO 14.000.

5 comentários:

Unknown disse...

Olá Fábio, é importantíssimo que se criem leis, Normas, resoluções, para coibir a ação de algumas indústrias que ainda não se conscientizaram da importância da preservação ou que se negam a investirem em projetos que assegurem o bem estar da população e do meio ambiente.
Abraço.
Luciana Muniz

Unknown disse...

Olá Professor, é necessário que se criem leis ou até mesmo resoluções com o objetivo de coibir ações de algumas empresas ou indústrias que ainda não se adequaram da importância e preservação do meio ambiente, com isso visando o bem está da população.
Abraço.
Jorge Ferreira
04 de março de 2011

Unknown disse...

Qualquer residuo indevido, lançado no meio ambiente ocasiona modificações na sua caracteristica poluindo e contaminando.Por isso a necessidade uma politica de concientização da população de a importancia da coleta celetiva.Ea implantação de leis mais drasticas, para as industrias que se negam a investirem em projetos adequados para a preservação do meio ambiente. obrigada!Roseli vitoria

Unknown disse...

Olá Fabio, é chegado ofinal do carnaval, e com isso podemos ver como o meio ambiente e afetado pela poluição levada pelo homem; pude ver isso em Chapada dos Guimaraes MT. Não seria o caso de usar leis mais severas para se evitar tamanha degradação.
Abraço.
Rosalino Amorim

Unknown disse...

Uma das maiores preocupaçoes vem exatamente das indústrias, cujo resíduo ou mesmo durante o processo de fabricação dos produtos, causam poluição ao meio ambiente, por isso necessário de faz, criação de leis e fiscalização constante para amenizar os impactos ambientais.

Pesquise

Google